terça-feira, 30 de junho de 2009

Análise dos questionários

Com as respostas dos questionários realizados com os professores de escolas do Ensino Fundamental e Médio, percebe-se que a educação digital está sim presente no cotidiano das escolas, em algumas com mais ênfase, e em outras, com mais moderação; mas em todas como sendo uma nova possibilidade de recurso de aprendizagem, a qual desperta o interesse dos alunos, ampliando seus conhecimentos, levando-os em busca de pesquisas e de diversas atividades realizadas através das técnologias digitais. Também percebemos que não adianta ter computadores nas escolas e usá-los sem um objetivo previsto. É importante investir na formção dos professores para que eles possam utilizar estas ferramentas durante suas aulas, aproveitando o espaço do laboratório de informática para que assim ocorra uma troca entre professores e alunos na construção do conhecimento. Somente apartir do interesse e da busca de novas formas de trabalhar com as técnologias em sala de aula , é que a comunidade escolar sentirá que estas, quando bem aproveitadas, podem transformar o processo de ensino.
Obs.: Esta análise foi realizada pelas componentes deste grupo: Adriana, Ana e Glaucia.

A tecnologia na escola


Reflexão feita a partir da leitura do livro Homo Zappiens:Após a leitura do livro percebo que realmente a cada dia que passa as crianças nascem ligada a uma rede global de comunicação e informação chamada web, a escola tem que se inovar,buncando se adequar a essa nova demanda.
Integrar a tecnologia digital na escola é abrir portas para novas possibilidades, onde o professsor deverá desenvolver exercícios que prendam a atenção e o interesse do aluno. As tecnologias digitais podem ser o caminho de entrada para qualificar o ensino e melhorar a relação aluno X professsor. O dominio dessa ferramenta tornará as aulas mais interessantes e prazerosas para os alunos.

VEEN, Wim. Homo Zappiens:educando na era digital

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Avaliação do Grupo

Espaço destinado ao outro grupo, a professora e a monitora, para colocarem suas sugestões, criticas e idéias referentes a avaliação do nosso blog. Coloquem nos comentários, e durante a semana verificaremos e daremos retorno na sexta-feira no nosso encontro presencial.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo

Segundo Moran (1995), "As tecnologias permitem um novo encantamento na escola, ao abrir suas paredes e possibilitar que alunos conversem e pesquisem com outros alunos da mesma cidade, país ou do exterior, no seu próprio ritmo. O mesmo acontece com os professores. Os trabalhos de pesquisa podem ser compartilhados por outros alunos e divulgados instantaneamente na rede para quem quuiser. Alunos e professores encontram inúmeras bibliotecas eletrônicas, revistas on-line, com muitos textos, imagens e sons, que facilitam a tarefa de preparar as aulas, fazer trabalhos de pesquisa e ter materiais atraentes para apresentação. O professor pode estar mais próximo do aluno. Pode receber mensagem com dúvidas, pode passar informações complementares para determinados alunos. Pode adaptar a sua aula para o ritmo de cada aluno. Pode procurar ajuda em outros colegas sobre problemas que surgem, novos programas para sua área de conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitados". As tecnologias estão aí para nos ajudar a tornar o processo de aprendizagem algo mais prazeroso, mais atrativo; onde a interação e a colaboração aluno-professor-aluno será mais proveitosa, tendo inúmeras possibilidades para o desenvolvimento deste processo de ensino-aprendizagem.

*Texto publicado na revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, vol 23, n.126, setembro-outubro 1995, p. 24-26
*José Manuel Moran- especialista em projetos inovadores na educação presencial e a distância.
www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm

Recursos de Multimídia.

Segundo Antunes (2002, p. 106) " fechar os olhos para os recursos de multimídia é fazer da escola palco de uma cena do passado". Os recursos como gravador de som, projetor de slides, microfone, fotocópias, filmes ou videos são ferramentas que ajudam o professor no processo de ensino. Conforme o autor "a internet transformou-se em um mecanismo extremamente atrativo para a educação e o surgimento do correio eletrônico demostrou a possibilidade do ensino e da aprendizagem a distância". Assmann (2004) nos fala que as caracteristicas dos recursos e os ambientes tecnologicos exigem que cada pessoa aprenda muita coisa por si próprio através da curiosidade e da exploração das novas tecnologias. Para Assmann (2004, p. 38) "aprender de forma independente e por conta própria tornou-se hoje um componente fundamental de experiência de aprendizagem". Podemos aprender com a curiosidade e para isso precisamos ir a fundo nas questões, precisamos ser capazes de ir além na busca do conhecimento.

Referências:
Antunes, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Editora Artmed, Porto Alegre 2002.
Assmann, Hugo. Curiosidade e prazer de Aprender. O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2004

terça-feira, 23 de junho de 2009

Meu Caderno é um Laptop

Em uma reportagem da revista Época de 2007, já se iniciava a propagação das tecnologias digitais em algumas escolas municipais de São Paulo,o computador ao invés do caderno vem como principal ferramenta do futuro da educação. O novo método de ensino possibilita ao aluno uma nova forma de lidar com o conhecimento.
Segundo a coordenadora do Setor de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil em 2007, Maria Inês,"A criança se sente valorizada por ter e saber usar um equipamento que faz parte do mundo adulto.Em algumas casos, vai ensinar os pais a usar o notebook". Percebe, então que não é apenas o professor que pode ensinar.

Veja mais:Revista Época,Agosto de 20O7

Referente ao assunto:

Questionário feito com professores de escolas municipais e estaduais, respondendo sobre o tema: Professores e Educação Digital

QUESTIONÁRIO
1- Como você vê o uso das tecnologias digitais na escola?

A- Uma ótima poção de recursos pedagógicos, atraindo o interesse dos alunos.
B- O uso das tecnologias é muito bom para desenvolver uma aprendizagem mais motivadora.
C- Acredito ser um recurso de grande importância e de apoio no processo ensino-aprendizagem.
D- Vejo que em algumas escolas a tecnologia é pouco usado, por não saberem utilizá-las.
E- É uma forma de aproximar os conteúdos ministrados com algo que desperte o interesse dos alunos.
F- Como uma nova possibilidade de recurso de ensino.
G- Como uma ferramenta importantíssima para a escola. Além de "atrair"o aluno(por ser "novo", "atual"), possibilita ampliar os conhecimentos dos alunos para estas tecnologias que estarão presentes no futuro de todos nós, cada vez mais( a nível profissional e pessoal).


2-Como as instituições de ensino devem se organizar para dinamizar, facilitar e possibilitar a utilização das tecnologias digitais?

A- Buscar usar os recursoas de modo apropriado, sempre em sintonia com a realidade dos alunos.
B- Acredito que isso depende muito mais da política da educaçõa, do que dos próprios educadores. A motivação com certeza começa pelos professores, então a melhor forma é preparar seus profissionais.
C- Como já é feito em várias instituições, tendo um professor responsável, que disponibilize para o professor esses espaços com os devidos softwares, programas, pesquisa para que o aluno possa aproveitar o espaço de aprendizagem.
D- Dando cursos para que os professores se atualizem mais.
E- Primeiro investindo em formação para os profissionais; para que estes recursos sejam usados e aproveitados com tudo que dispõem, de forma correta e útil.
F-Investindo tanto na aquisição de materiais e equipamentos, quanto na qualificação dos profissionais.
G- As instituições, bem como os órgãos municipais(políticos) devem investir na FORMAÇÃO de professores para o conhecimento das TDs e sua correta utilização. Além de ofertar as TDs nas escolas(tanto públicas, quanto privadas) para o uso de todos, sem excessão.


3- Tendo em vista o uso das tecnologias na escola, quais as dificuldades encontradas no âmbito da prática pedagógica? Por quê?

A- Poucos recursos que funcionem de modo efetivo.
B- Máquinas boas para o uso dos alunos.
C-Creio que a falta de informação de alguns professores que usam esse espaço para fazer cópias de livros ou trabalhos já dados em aula.
D- Acho que não tem profissionais qualificados para a área.
E- A "internet" é uma excelente ferramenta, mas os educandos utilizam apenas para jogos e bate-papos.
F- A maioria das dificuldades decorre da falta de maturidade dos alunos quanto ao uso das TDs.
G- Falta de conhecimento no uso das TDs por parte dos professores, o que ocasiona o não uso das mesmas. As vezes, as TDs ficam restritas a determinados setores(por ex.: computadores no LABIN, data-show na secretaria da escola) sendo que limita o seu uso, tanto de alunos quanto de professores. Poucas TDs na escola e muita demanda. TDs desatualizadas.


4- Em que o computador se difere de outros meios de transmissão de informações e como podemos potencializar seu uso no ensino?

A- O computador se difere por ser um meio rápido de obter várias informações, onde o aluno se sinta atuante-participativo na execução das atividades.
B- Bom, no momento ele é um dos recursos mais completos, o aluno pode estar do outro lado do mundo em segundos. Mas daqui a pouco pode não ser mais tão bom assim, daí uma pergunta:- será que realmente o ensino tem que se adequar as técnologias?
C- Porque através dele podemos fazer pesquisas e até ter contatos com pessoas de outros estados e países, aumentando o conhecimento cultural, também podendo usá-lo como ferramenta de apresentação de trabalhos, evitando assim o desperdício de folhas, sendo ecologicamente correto.
D- Porque nele você faz todas as aulas que quiser,podemos abusar do power point.
E- Possibilita o "movvimento" às informações, e deveriam existir mais softwares voltados ao âmbito escolar.
F- O diferencial do computador reside na sua capacidade interativa.
G- O aluno está no "comando", ele pesquisa, lê, resume, interage na internet, se atualiza, digita, aprende a manusear uma máquina, muda de ambiente( não fica só em sala de aula), socializa.


5- Como se dá o uso das TDs no processo de ensino-aprendizagem? É fácil incluir as TDs no processo de aprendizagem? Sua instituição possui recursos para essa inclusão?

A- Não. Fácil não é, pois é preciso criar a cultura do uso dos instrumentos digitais enquanto um meio de obter informações. O uso deve se dar de acordo com as necessidades da escola/alunos.
B- É fácil se tivermos recursos e incentivo para atuar com elas, caso contrário fica bem difícil.
C- As tecnologias são usadas de acordo com o que o professor reserva e pede , claro que sendo uam instituição nem todo o site é liberado, mas na medida do possível tudo que é solicitado , é feito.
D- Sim, não.
E- Atualmente é a melhor conquista no processo de ensino-aprendizagem; pois é algo que já faz parte do cotidiano dos alunos, o que facilita. Minha instituição possui laboratórios para auxílio, mas não é possível incluir TDs em todas as turmas ao mesmo tempo.
F- Não é um processo simples, mas ao mesmo tempo não é impossível, tendo em vista que as TDs podem ser usadas na construção ou fixação de conceitos. A minha instituição dispõe de recursos satisfatórios.
G- Na minha escola possuímos LABIN (Laboratório de informática) com 14 computadores. LATED (Laboratório de tecnologia educacional) com 06 computadores do grupo Positivo. Um data-show da sony e um notebook. Além de uma máquina digital para registrar momentos especiais.


6- Quais as vantagens e as desvantagens de utilizar as TDs no processo pedagógico escolar/acadêmico?

A- As vantagens são: informação atualizada, conexão com realidades locais e outras realidades. Desvantagens: uso inadequado, uso fora da realidade.
B- Facilita a maneira de avaliar, o aluno fica mais motivado.
C- Acredito que só há vantagens, pois as técnologias estão cada vez mais dentro de nossas vidas; a informática está em todo lugar e muitas vezes nossos alunos só tem um contato mais frequente é nas escolas. Por isso, devemos orientar para que o uso seja para o crescimento pessoal.
D- Desvantagens é que não temos professores qualificados. Vantagens é que as TDs são maravilhosas para tudo.
E- Vantagem é a utilização de algo que chame a atenção dos alunos e a desvantagem é a distância que cria entre os alunosxlivrosxcadernos.
F- Vantagem: familiarizar os alunos com o uso das TDs além de "dar vida" a muitos conceitos antes abordados abstratamente. Desvantagens: nenhuma.
G- Vantagens: resposta nº 04. Desvantagens: achar que tudo que está na internet é certo e absoluto; os alunos serem mal assessorados pelo professor na hora da pesquisa e apenas fazer cópias do que está sendo pesquisado; não ter retorno- em sala de aula- do que foi pesquisado no Labin pelo professor da turma; qurem respostas prontas e imediatas nas pesquisas e eles não tem paciência em ler diversos "sites" para aí então poder responder à pesquisa. Desvalorização da Biblioteca da escola para a realização de pesquisas.


  • Este questionário foi realizado com professores de Ensino Fundamental e Médio, bem como com professores que atuam nos Laboratórios de Informática.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Sete passos para o futuro.

A revista Nova Escola Gestão Escolar (Abril, Maio, 2009)nós mostram ações simples onde podemos inserir a equipe pedagógica e alunos numa verdadeira cultura virtual como trocando as canetas pelo computador na hora de elaboarar a ata de reunião de planejamento, organizando um espaço de formação tecnológica dos professores dentro do horário de trabalho, incentivá-los para que criem planilhas de acompanhamento dos alunos no computador, a gestão escolar pode criar situações onde estimulem os professores a autilizar a informática no dia-a-dia. Os sete passos que a revista Nova Escola sugere para a escola do futuro são:
1. COLOCAR AS MÁQUINAS EM USO.
Realizar um levantamento de todos os recursos tecnológicos que a escola dispõe. Possibilitar o acesso dessas ferramentas aos alunos e professores.

2. INSERIR NO PROJETO PEDAGÓGICO.
A equipe diretiva junto com os professores escolhem , nas reuniões de planejamento, as linguagens que serão usadas nos projetos.

3. FORMAR A EQUIPE.
Criar um espaço de formação tecnológica dentro da escola, onde um professor com mais habilidade possa ajudar os demais na criação de projetos didáticos usando novas mídias.

4. MUDAR A GESTÃO.
As escolas que não tem pessoal suficiente para coordenar o uso do laboratório pode fazer um projeto com alunos monitores. Podem ser definidas regras de uso de sites e comunidades virtuais.

5. USAR A TECNOLOGIA TODO DIA.
As correspondências de papel com os pais podem ser substituidas por e-mail (quando os pais tiverem e-mail), colocar os balancetes de gastos numa planilha digital, contruir arquivos para o acompanhamento das aprendizagens dos alunos, entre outras coisas.

6. SAIR DO LABORATÓRIO.
Seria interessante a criação de rede sem fio para computadores portáteis, assim os alunos não ficariam presos numa sala de laboratório.

7. INTEGRAR A COMUNIDADE.
É imporatnte criar redes de relacionamento e cooperação entorno. A escola muitas vezes é o único lugar onde as crianças tem acesso às tecnologias.

Referências:
Revista Nova Escola Gestão Escolar. Ano I - N° 1- Abril/Maio 2009.
Site: www.ne.org.br/gestao acesso em 29/05/09

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Educação Digital

Segundo pesquisa britânica, 61% dos professores não se sentem preparados para lidar com a educação digital. Os professores não precisam entender tudo de tecnologia, mas pelo menos necessitam saber sobre os riscos online. As escolas britânicas tendem a acreditar que a educação digital se limita a aplicações que envolvam o ambiente escolar, deixando de lado assuntos como bate-papos, mensagens instantâneas e P2P, por exemplo. Acreditam que, por serem assuntos que não fazem parte do dia-a-dia escolar, devem ficar sob responsabilidade dos pais.
Já em Portugal, ao nível do 1º, 2º, 3º ciclo de ensino e ensino secundário, não existe uma grade curricular que aborde questões da segurança online aos mais novos. O foco é todo na aprendizagem das ferramentas básicas (processador de texto, folha de cálculo, etc.) e nas aplicações básicas relacionadas ao acesso à Internet. No entanto, há margem para que os professores abordem outras questões com os alunos, mas fica sempre ao critério do professor. Assim, um ou outro professor adota atitudes louváveis mas, mesmo assim, ainda precisam de ajuda. E o mesmo acontece com os pais.

Nos restantes países de língua oficial portuguesa, o desafio é o de conseguir levar as tecnologias de informação e comunicação às populações, já que faltam equipamentos, softwares, entre outros.

Segundo a pesquisadora no Brasil, fala-se muito em Inclusão Digital, mas pouco em Educação Digital. Enquanto governos e empresas multinacionais investem em equipamentos e no ensino sobre como usar as ferramentas básicas, falta instrução a respeito do uso correto, de acordo com princípios básicos de cidadania. Pesquisando sobre o assunto, descobrimos uma professora brasileira chamada Cleide Muñoz, que ministra aulas de ética na informática a alunos de 5ª série a 8ª série. A atitude de Cleide é, de fato, louvável. Mas, no geral, ainda impera uma sensação de insegurança nesta “colcha” globalizada mas retalhada. “Segurança na Internet”, “Ética na Informática”, “Cidadania Digital”: é necessário organizar a disciplina e preparar os professores para um ensino completo e adequado.

É por esse motivo que a pesquisa e colaboradores estão desenvolvendo o projeto “Educação Digital”, que engloba lições sobre Segurança e Privacidade, e Cidadania e Ética Digital. A princípio são ministradas palestras a mantenedores de escolas, professores, pais e alunos, sempre em grupos separados e com foco nas necessidades de cada grupo. Num futuro não muito distante vislumbramos a possibilidade de adicionar a disciplina à grade curricular, seja como matéria independente ou parte de disciplinas afins, como a Informática.

O importante para a autora é não perder tempo. Vivemos em uma nova era – a Era Digital – em que as informações são bombardeadas em velocidade espantosa. Somos a Sociedade da Informação! Se não dermos a devida atenção a este novo tipo de educação, as crianças de hoje serão os adultos confusos, perdidos e desinformados de amanhã. Ficaremos de braços cruzados?

Por Carolina de Aguiar Teixeira Mendes
Advogada e consultora em Direito e Educação Digital


divulgado no site: www.escolabrasil.com