quinta-feira, 2 de julho de 2009
Referências:
MENDES, Carolina. Educação Digital. Disponível em: www.escolabrasil.com Acesso em
HEIDRICH, Gustavo. Os sete passos para o futuro. Artigo, Revista Nova Escola Gestão Escolar. Ano I- N° 1 Abril/Maio 2009. Disponível em: www. ne.org.br/gestão Acesso em 29/05/2009.
AXT, Margaret. Tecnologia na Educação, Tecnologia para a Educação: um texto em construção. V. 3 N° 1 Setembro 2000.
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6° ed. São Paulo, Cortez. 2008.
Revista Epoca, Agosto 2007.
ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Editora Artmed, Porto Alegre, 2002.
ASSMANN, Hugo. Curiosidade e prazer de aprender. O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Editora Vozes, Petropolis, RJ. 2004.
VEEN,Win. VRAKKING, Ben. Homo Zappiens. Educando na era digital. Ed. Artmed, Porto Alegre 2009.
MORAN, Jose Manuel. Novas tecnologias e o re- encantamento do mundo. Texto publicado na revista Tecnologia educacional. Rio de Janeiro. Vol. 23 N° 126 Set./Out. 1995 Disponível em: www.eca.usp.br/prof/moran/novetec.htm. Acesso em
LEVY, Pierre. Cibercultura? Pierre Levy. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo. Ed. 34, 1999.
YAMANDA, Jhony, Profissão Professor: aprender a aprender. Artigo publicado em 01/11/2008. Disponível em: www.jhonyyamanda.com/index.php. Acesso em:
Considerações Finais
Quanto as nossas dúvidas temporárias encontramos que ainda existem professores que não estão preparados para lidar com as tecnologias digitais, mas percebemos que todos sabem a importância das TDs no processo de ensino e aprendizagem. Conforme a nossa investigação os alunos sentem maior interesse em aprender quando são utilizadas as TDs em sala de aula. Ainda sobre o que os autores falam podemos dizer que a nova geração que está inserida nas tecnologias gostam de desafios, de ir em busca de informações novas, não gostando das coisas prontas.
Quanto aos nossos objetivos, entendemos que a relação entre ensino e aprendizagem versus tecnologia digital está presente no processo de ensino, as mudanças estão acontecendo, as escolas precisam estar equipadas com várias ferramentas e os professores devem ir em busca de uma formação adequada para dar conta dessa nova geração.
E quanto a problemática inicial que deu origem ao nosso projeto entendemos que ao utilizar as ferramentas tecnológicas durante as aulas, os alunos se sentem mais interessados e motivados, pois quando os professores levam para a sala de aula uma nova forma de ensinar os alunos demonstram maior interesse em aprender.
Durante o processo de construção desse projeto muitas possibilidades de continuidade foram surgindo, os quais são a seguir explicitados:
- Conhecer o funcionamento de uma escola onde os cadernos já foram substituídos por Laptop.
- Saber como os professores desta escola se adequaram ao uso dessas novas tecnologias.
Assim, quanto ao nosso processo de aprendizagem, a partir do desenvolvimento desse projeto podemos dizer que:
Segundo Adriana a realização desse projeto foi muito importante pois como futura educadora precisamos estar preparados para poder atender a nova geração de alunos, como muitos professores percebo que os alunos se sentem mais interessados quando os professores realizam as atividades onde os alunos são desafiados, como percebemos nas leituras dos livros e textos os professores devem estar preparados e capacitados e as escolas com equipamentos adequados para essa nova demanda de alunos, o uso de recursos de multimidia ajudam o professor no processo de ensino, é importante estimular a curiosidade do aluno.
Para Ana Paula foi muito importante ver o quanto ainda hoje tem escolas e professores com dificuldades para se apropriarem do uso das tecnologias digitais, uma ferramenta que está ai para o auxílio de toda comunidade escolar, para um desenvolvimento interessante e mais criativo do processo de ensino e aprendizagem, onde todos interagem mutuamente e trocam suas informações conforme suas necessidades e curiosidades. Vejo que a mudança é precisa, se nós professores queremos ter atenção de nossos alunos temos que nos aperfeiçoar, trazendo para nossas aulas o uso dessas ferramentas, as quais, no cotidiano dos nossos alunos eles já as utilizam diariamente realizando diferentes tarefas, zapeando em vários locais ao mesmo tempo.
Já para a Glaucia os alunos realmente aprendem muito mais utilizando as tecnologias, pois os alunos aprendem brincando dentro de um contexto que é interessante e motivador. Os questionários realizados foram de grande aproveitamento do conhecimento no tema. Percebi que os professores entrevistados se consideram capazes e capacitados para utilizar as tecnologias, mas o fato é que o ensino em geral não está adequado a esta demanda atual.
Podemos dizer que a realização desse projeto, a criação do blog foi um trabalho muito importante, pois a partir dele aprendemos muitas coisas que podemos utilizar no nosso desenvolvimento como alunas.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Profissão Professor: Aprender a Aprender
*Artigo publicado em 01/11/2008.
www.jhonyyamada.com/index.php