1- Como você vê o uso das tecnologias digitais na escola?
A- Uma ótima poção de recursos pedagógicos, atraindo o interesse dos alunos.
B- O uso das tecnologias é muito bom para desenvolver uma aprendizagem mais motivadora.
C- Acredito ser um recurso de grande importância e de apoio no processo ensino-aprendizagem.
D- Vejo que em algumas escolas a tecnologia é pouco usado, por não saberem utilizá-las.
E- É uma forma de aproximar os conteúdos ministrados com algo que desperte o interesse dos alunos.
F- Como uma nova possibilidade de recurso de ensino.
G- Como uma ferramenta importantíssima para a escola. Além de "atrair"o aluno(por ser "novo", "atual"), possibilita ampliar os conhecimentos dos alunos para estas tecnologias que estarão presentes no futuro de todos nós, cada vez mais( a nível profissional e pessoal).
2-Como as instituições de ensino devem se organizar para dinamizar, facilitar e possibilitar a utilização das tecnologias digitais?
A- Buscar usar os recursoas de modo apropriado, sempre em sintonia com a realidade dos alunos.
B- Acredito que isso depende muito mais da política da educaçõa, do que dos próprios educadores. A motivação com certeza começa pelos professores, então a melhor forma é preparar seus profissionais.
C- Como já é feito em várias instituições, tendo um professor responsável, que disponibilize para o professor esses espaços com os devidos softwares, programas, pesquisa para que o aluno possa aproveitar o espaço de aprendizagem.
D- Dando cursos para que os professores se atualizem mais.
E- Primeiro investindo em formação para os profissionais; para que estes recursos sejam usados e aproveitados com tudo que dispõem, de forma correta e útil.
F-Investindo tanto na aquisição de materiais e equipamentos, quanto na qualificação dos profissionais.
G- As instituições, bem como os órgãos municipais(políticos) devem investir na FORMAÇÃO de professores para o conhecimento das TDs e sua correta utilização. Além de ofertar as TDs nas escolas(tanto públicas, quanto privadas) para o uso de todos, sem excessão.
3- Tendo em vista o uso das tecnologias na escola, quais as dificuldades encontradas no âmbito da prática pedagógica? Por quê?
A- Poucos recursos que funcionem de modo efetivo.
B- Máquinas boas para o uso dos alunos.
C-Creio que a falta de informação de alguns professores que usam esse espaço para fazer cópias de livros ou trabalhos já dados em aula.
D- Acho que não tem profissionais qualificados para a área.
E- A "internet" é uma excelente ferramenta, mas os educandos utilizam apenas para jogos e bate-papos.
F- A maioria das dificuldades decorre da falta de maturidade dos alunos quanto ao uso das TDs.
G- Falta de conhecimento no uso das TDs por parte dos professores, o que ocasiona o não uso das mesmas. As vezes, as TDs ficam restritas a determinados setores(por ex.: computadores no LABIN, data-show na secretaria da escola) sendo que limita o seu uso, tanto de alunos quanto de professores. Poucas TDs na escola e muita demanda. TDs desatualizadas.
4- Em que o computador se difere de outros meios de transmissão de informações e como podemos potencializar seu uso no ensino?
A- O computador se difere por ser um meio rápido de obter várias informações, onde o aluno se sinta atuante-participativo na execução das atividades.
B- Bom, no momento ele é um dos recursos mais completos, o aluno pode estar do outro lado do mundo em segundos. Mas daqui a pouco pode não ser mais tão bom assim, daí uma pergunta:- será que realmente o ensino tem que se adequar as técnologias?
C- Porque através dele podemos fazer pesquisas e até ter contatos com pessoas de outros estados e países, aumentando o conhecimento cultural, também podendo usá-lo como ferramenta de apresentação de trabalhos, evitando assim o desperdício de folhas, sendo ecologicamente correto.
D- Porque nele você faz todas as aulas que quiser,podemos abusar do power point.
E- Possibilita o "movvimento" às informações, e deveriam existir mais softwares voltados ao âmbito escolar.
F- O diferencial do computador reside na sua capacidade interativa.
G- O aluno está no "comando", ele pesquisa, lê, resume, interage na internet, se atualiza, digita, aprende a manusear uma máquina, muda de ambiente( não fica só em sala de aula), socializa.
5- Como se dá o uso das TDs no processo de ensino-aprendizagem? É fácil incluir as TDs no processo de aprendizagem? Sua instituição possui recursos para essa inclusão?
A- Não. Fácil não é, pois é preciso criar a cultura do uso dos instrumentos digitais enquanto um meio de obter informações. O uso deve se dar de acordo com as necessidades da escola/alunos.
B- É fácil se tivermos recursos e incentivo para atuar com elas, caso contrário fica bem difícil.
C- As tecnologias são usadas de acordo com o que o professor reserva e pede , claro que sendo uam instituição nem todo o site é liberado, mas na medida do possível tudo que é solicitado , é feito.
D- Sim, não.
E- Atualmente é a melhor conquista no processo de ensino-aprendizagem; pois é algo que já faz parte do cotidiano dos alunos, o que facilita. Minha instituição possui laboratórios para auxílio, mas não é possível incluir TDs em todas as turmas ao mesmo tempo.
F- Não é um processo simples, mas ao mesmo tempo não é impossível, tendo em vista que as TDs podem ser usadas na construção ou fixação de conceitos. A minha instituição dispõe de recursos satisfatórios.
G- Na minha escola possuímos LABIN (Laboratório de informática) com 14 computadores. LATED (Laboratório de tecnologia educacional) com 06 computadores do grupo Positivo. Um data-show da sony e um notebook. Além de uma máquina digital para registrar momentos especiais.
6- Quais as vantagens e as desvantagens de utilizar as TDs no processo pedagógico escolar/acadêmico?
A- As vantagens são: informação atualizada, conexão com realidades locais e outras realidades. Desvantagens: uso inadequado, uso fora da realidade.
B- Facilita a maneira de avaliar, o aluno fica mais motivado.
C- Acredito que só há vantagens, pois as técnologias estão cada vez mais dentro de nossas vidas; a informática está em todo lugar e muitas vezes nossos alunos só tem um contato mais frequente é nas escolas. Por isso, devemos orientar para que o uso seja para o crescimento pessoal.
D- Desvantagens é que não temos professores qualificados. Vantagens é que as TDs são maravilhosas para tudo.
E- Vantagem é a utilização de algo que chame a atenção dos alunos e a desvantagem é a distância que cria entre os alunosxlivrosxcadernos.
F- Vantagem: familiarizar os alunos com o uso das TDs além de "dar vida" a muitos conceitos antes abordados abstratamente. Desvantagens: nenhuma.
G- Vantagens: resposta nº 04. Desvantagens: achar que tudo que está na internet é certo e absoluto; os alunos serem mal assessorados pelo professor na hora da pesquisa e apenas fazer cópias do que está sendo pesquisado; não ter retorno- em sala de aula- do que foi pesquisado no Labin pelo professor da turma; qurem respostas prontas e imediatas nas pesquisas e eles não tem paciência em ler diversos "sites" para aí então poder responder à pesquisa. Desvalorização da Biblioteca da escola para a realização de pesquisas.
A- Uma ótima poção de recursos pedagógicos, atraindo o interesse dos alunos.
B- O uso das tecnologias é muito bom para desenvolver uma aprendizagem mais motivadora.
C- Acredito ser um recurso de grande importância e de apoio no processo ensino-aprendizagem.
D- Vejo que em algumas escolas a tecnologia é pouco usado, por não saberem utilizá-las.
E- É uma forma de aproximar os conteúdos ministrados com algo que desperte o interesse dos alunos.
F- Como uma nova possibilidade de recurso de ensino.
G- Como uma ferramenta importantíssima para a escola. Além de "atrair"o aluno(por ser "novo", "atual"), possibilita ampliar os conhecimentos dos alunos para estas tecnologias que estarão presentes no futuro de todos nós, cada vez mais( a nível profissional e pessoal).
2-Como as instituições de ensino devem se organizar para dinamizar, facilitar e possibilitar a utilização das tecnologias digitais?
A- Buscar usar os recursoas de modo apropriado, sempre em sintonia com a realidade dos alunos.
B- Acredito que isso depende muito mais da política da educaçõa, do que dos próprios educadores. A motivação com certeza começa pelos professores, então a melhor forma é preparar seus profissionais.
C- Como já é feito em várias instituições, tendo um professor responsável, que disponibilize para o professor esses espaços com os devidos softwares, programas, pesquisa para que o aluno possa aproveitar o espaço de aprendizagem.
D- Dando cursos para que os professores se atualizem mais.
E- Primeiro investindo em formação para os profissionais; para que estes recursos sejam usados e aproveitados com tudo que dispõem, de forma correta e útil.
F-Investindo tanto na aquisição de materiais e equipamentos, quanto na qualificação dos profissionais.
G- As instituições, bem como os órgãos municipais(políticos) devem investir na FORMAÇÃO de professores para o conhecimento das TDs e sua correta utilização. Além de ofertar as TDs nas escolas(tanto públicas, quanto privadas) para o uso de todos, sem excessão.
3- Tendo em vista o uso das tecnologias na escola, quais as dificuldades encontradas no âmbito da prática pedagógica? Por quê?
A- Poucos recursos que funcionem de modo efetivo.
B- Máquinas boas para o uso dos alunos.
C-Creio que a falta de informação de alguns professores que usam esse espaço para fazer cópias de livros ou trabalhos já dados em aula.
D- Acho que não tem profissionais qualificados para a área.
E- A "internet" é uma excelente ferramenta, mas os educandos utilizam apenas para jogos e bate-papos.
F- A maioria das dificuldades decorre da falta de maturidade dos alunos quanto ao uso das TDs.
G- Falta de conhecimento no uso das TDs por parte dos professores, o que ocasiona o não uso das mesmas. As vezes, as TDs ficam restritas a determinados setores(por ex.: computadores no LABIN, data-show na secretaria da escola) sendo que limita o seu uso, tanto de alunos quanto de professores. Poucas TDs na escola e muita demanda. TDs desatualizadas.
4- Em que o computador se difere de outros meios de transmissão de informações e como podemos potencializar seu uso no ensino?
A- O computador se difere por ser um meio rápido de obter várias informações, onde o aluno se sinta atuante-participativo na execução das atividades.
B- Bom, no momento ele é um dos recursos mais completos, o aluno pode estar do outro lado do mundo em segundos. Mas daqui a pouco pode não ser mais tão bom assim, daí uma pergunta:- será que realmente o ensino tem que se adequar as técnologias?
C- Porque através dele podemos fazer pesquisas e até ter contatos com pessoas de outros estados e países, aumentando o conhecimento cultural, também podendo usá-lo como ferramenta de apresentação de trabalhos, evitando assim o desperdício de folhas, sendo ecologicamente correto.
D- Porque nele você faz todas as aulas que quiser,podemos abusar do power point.
E- Possibilita o "movvimento" às informações, e deveriam existir mais softwares voltados ao âmbito escolar.
F- O diferencial do computador reside na sua capacidade interativa.
G- O aluno está no "comando", ele pesquisa, lê, resume, interage na internet, se atualiza, digita, aprende a manusear uma máquina, muda de ambiente( não fica só em sala de aula), socializa.
5- Como se dá o uso das TDs no processo de ensino-aprendizagem? É fácil incluir as TDs no processo de aprendizagem? Sua instituição possui recursos para essa inclusão?
A- Não. Fácil não é, pois é preciso criar a cultura do uso dos instrumentos digitais enquanto um meio de obter informações. O uso deve se dar de acordo com as necessidades da escola/alunos.
B- É fácil se tivermos recursos e incentivo para atuar com elas, caso contrário fica bem difícil.
C- As tecnologias são usadas de acordo com o que o professor reserva e pede , claro que sendo uam instituição nem todo o site é liberado, mas na medida do possível tudo que é solicitado , é feito.
D- Sim, não.
E- Atualmente é a melhor conquista no processo de ensino-aprendizagem; pois é algo que já faz parte do cotidiano dos alunos, o que facilita. Minha instituição possui laboratórios para auxílio, mas não é possível incluir TDs em todas as turmas ao mesmo tempo.
F- Não é um processo simples, mas ao mesmo tempo não é impossível, tendo em vista que as TDs podem ser usadas na construção ou fixação de conceitos. A minha instituição dispõe de recursos satisfatórios.
G- Na minha escola possuímos LABIN (Laboratório de informática) com 14 computadores. LATED (Laboratório de tecnologia educacional) com 06 computadores do grupo Positivo. Um data-show da sony e um notebook. Além de uma máquina digital para registrar momentos especiais.
6- Quais as vantagens e as desvantagens de utilizar as TDs no processo pedagógico escolar/acadêmico?
A- As vantagens são: informação atualizada, conexão com realidades locais e outras realidades. Desvantagens: uso inadequado, uso fora da realidade.
B- Facilita a maneira de avaliar, o aluno fica mais motivado.
C- Acredito que só há vantagens, pois as técnologias estão cada vez mais dentro de nossas vidas; a informática está em todo lugar e muitas vezes nossos alunos só tem um contato mais frequente é nas escolas. Por isso, devemos orientar para que o uso seja para o crescimento pessoal.
D- Desvantagens é que não temos professores qualificados. Vantagens é que as TDs são maravilhosas para tudo.
E- Vantagem é a utilização de algo que chame a atenção dos alunos e a desvantagem é a distância que cria entre os alunosxlivrosxcadernos.
F- Vantagem: familiarizar os alunos com o uso das TDs além de "dar vida" a muitos conceitos antes abordados abstratamente. Desvantagens: nenhuma.
G- Vantagens: resposta nº 04. Desvantagens: achar que tudo que está na internet é certo e absoluto; os alunos serem mal assessorados pelo professor na hora da pesquisa e apenas fazer cópias do que está sendo pesquisado; não ter retorno- em sala de aula- do que foi pesquisado no Labin pelo professor da turma; qurem respostas prontas e imediatas nas pesquisas e eles não tem paciência em ler diversos "sites" para aí então poder responder à pesquisa. Desvalorização da Biblioteca da escola para a realização de pesquisas.
- Este questionário foi realizado com professores de Ensino Fundamental e Médio, bem como com professores que atuam nos Laboratórios de Informática.
respostas interessantes, analisei todas e vi que tem tudo a ver com que estamos vivenciando nos dias atuas.
ResponderExcluirExceção é com "ç" não com "ss"
ResponderExcluirBoa tarde gostei muito do seu questionário usei no meu TCC porém preciso da sua ajuda, da onde você tirou esse questionário ? desde já agradeço.
ResponderExcluirGente, que questionário maravilhoso, estou pensando seriamente se o uso para fazer o meu seminário de sóciologia kkkk
ResponderExcluir