terça-feira, 23 de junho de 2009

Questionário feito com professores de escolas municipais e estaduais, respondendo sobre o tema: Professores e Educação Digital

QUESTIONÁRIO
1- Como você vê o uso das tecnologias digitais na escola?

A- Uma ótima poção de recursos pedagógicos, atraindo o interesse dos alunos.
B- O uso das tecnologias é muito bom para desenvolver uma aprendizagem mais motivadora.
C- Acredito ser um recurso de grande importância e de apoio no processo ensino-aprendizagem.
D- Vejo que em algumas escolas a tecnologia é pouco usado, por não saberem utilizá-las.
E- É uma forma de aproximar os conteúdos ministrados com algo que desperte o interesse dos alunos.
F- Como uma nova possibilidade de recurso de ensino.
G- Como uma ferramenta importantíssima para a escola. Além de "atrair"o aluno(por ser "novo", "atual"), possibilita ampliar os conhecimentos dos alunos para estas tecnologias que estarão presentes no futuro de todos nós, cada vez mais( a nível profissional e pessoal).


2-Como as instituições de ensino devem se organizar para dinamizar, facilitar e possibilitar a utilização das tecnologias digitais?

A- Buscar usar os recursoas de modo apropriado, sempre em sintonia com a realidade dos alunos.
B- Acredito que isso depende muito mais da política da educaçõa, do que dos próprios educadores. A motivação com certeza começa pelos professores, então a melhor forma é preparar seus profissionais.
C- Como já é feito em várias instituições, tendo um professor responsável, que disponibilize para o professor esses espaços com os devidos softwares, programas, pesquisa para que o aluno possa aproveitar o espaço de aprendizagem.
D- Dando cursos para que os professores se atualizem mais.
E- Primeiro investindo em formação para os profissionais; para que estes recursos sejam usados e aproveitados com tudo que dispõem, de forma correta e útil.
F-Investindo tanto na aquisição de materiais e equipamentos, quanto na qualificação dos profissionais.
G- As instituições, bem como os órgãos municipais(políticos) devem investir na FORMAÇÃO de professores para o conhecimento das TDs e sua correta utilização. Além de ofertar as TDs nas escolas(tanto públicas, quanto privadas) para o uso de todos, sem excessão.


3- Tendo em vista o uso das tecnologias na escola, quais as dificuldades encontradas no âmbito da prática pedagógica? Por quê?

A- Poucos recursos que funcionem de modo efetivo.
B- Máquinas boas para o uso dos alunos.
C-Creio que a falta de informação de alguns professores que usam esse espaço para fazer cópias de livros ou trabalhos já dados em aula.
D- Acho que não tem profissionais qualificados para a área.
E- A "internet" é uma excelente ferramenta, mas os educandos utilizam apenas para jogos e bate-papos.
F- A maioria das dificuldades decorre da falta de maturidade dos alunos quanto ao uso das TDs.
G- Falta de conhecimento no uso das TDs por parte dos professores, o que ocasiona o não uso das mesmas. As vezes, as TDs ficam restritas a determinados setores(por ex.: computadores no LABIN, data-show na secretaria da escola) sendo que limita o seu uso, tanto de alunos quanto de professores. Poucas TDs na escola e muita demanda. TDs desatualizadas.


4- Em que o computador se difere de outros meios de transmissão de informações e como podemos potencializar seu uso no ensino?

A- O computador se difere por ser um meio rápido de obter várias informações, onde o aluno se sinta atuante-participativo na execução das atividades.
B- Bom, no momento ele é um dos recursos mais completos, o aluno pode estar do outro lado do mundo em segundos. Mas daqui a pouco pode não ser mais tão bom assim, daí uma pergunta:- será que realmente o ensino tem que se adequar as técnologias?
C- Porque através dele podemos fazer pesquisas e até ter contatos com pessoas de outros estados e países, aumentando o conhecimento cultural, também podendo usá-lo como ferramenta de apresentação de trabalhos, evitando assim o desperdício de folhas, sendo ecologicamente correto.
D- Porque nele você faz todas as aulas que quiser,podemos abusar do power point.
E- Possibilita o "movvimento" às informações, e deveriam existir mais softwares voltados ao âmbito escolar.
F- O diferencial do computador reside na sua capacidade interativa.
G- O aluno está no "comando", ele pesquisa, lê, resume, interage na internet, se atualiza, digita, aprende a manusear uma máquina, muda de ambiente( não fica só em sala de aula), socializa.


5- Como se dá o uso das TDs no processo de ensino-aprendizagem? É fácil incluir as TDs no processo de aprendizagem? Sua instituição possui recursos para essa inclusão?

A- Não. Fácil não é, pois é preciso criar a cultura do uso dos instrumentos digitais enquanto um meio de obter informações. O uso deve se dar de acordo com as necessidades da escola/alunos.
B- É fácil se tivermos recursos e incentivo para atuar com elas, caso contrário fica bem difícil.
C- As tecnologias são usadas de acordo com o que o professor reserva e pede , claro que sendo uam instituição nem todo o site é liberado, mas na medida do possível tudo que é solicitado , é feito.
D- Sim, não.
E- Atualmente é a melhor conquista no processo de ensino-aprendizagem; pois é algo que já faz parte do cotidiano dos alunos, o que facilita. Minha instituição possui laboratórios para auxílio, mas não é possível incluir TDs em todas as turmas ao mesmo tempo.
F- Não é um processo simples, mas ao mesmo tempo não é impossível, tendo em vista que as TDs podem ser usadas na construção ou fixação de conceitos. A minha instituição dispõe de recursos satisfatórios.
G- Na minha escola possuímos LABIN (Laboratório de informática) com 14 computadores. LATED (Laboratório de tecnologia educacional) com 06 computadores do grupo Positivo. Um data-show da sony e um notebook. Além de uma máquina digital para registrar momentos especiais.


6- Quais as vantagens e as desvantagens de utilizar as TDs no processo pedagógico escolar/acadêmico?

A- As vantagens são: informação atualizada, conexão com realidades locais e outras realidades. Desvantagens: uso inadequado, uso fora da realidade.
B- Facilita a maneira de avaliar, o aluno fica mais motivado.
C- Acredito que só há vantagens, pois as técnologias estão cada vez mais dentro de nossas vidas; a informática está em todo lugar e muitas vezes nossos alunos só tem um contato mais frequente é nas escolas. Por isso, devemos orientar para que o uso seja para o crescimento pessoal.
D- Desvantagens é que não temos professores qualificados. Vantagens é que as TDs são maravilhosas para tudo.
E- Vantagem é a utilização de algo que chame a atenção dos alunos e a desvantagem é a distância que cria entre os alunosxlivrosxcadernos.
F- Vantagem: familiarizar os alunos com o uso das TDs além de "dar vida" a muitos conceitos antes abordados abstratamente. Desvantagens: nenhuma.
G- Vantagens: resposta nº 04. Desvantagens: achar que tudo que está na internet é certo e absoluto; os alunos serem mal assessorados pelo professor na hora da pesquisa e apenas fazer cópias do que está sendo pesquisado; não ter retorno- em sala de aula- do que foi pesquisado no Labin pelo professor da turma; qurem respostas prontas e imediatas nas pesquisas e eles não tem paciência em ler diversos "sites" para aí então poder responder à pesquisa. Desvalorização da Biblioteca da escola para a realização de pesquisas.


  • Este questionário foi realizado com professores de Ensino Fundamental e Médio, bem como com professores que atuam nos Laboratórios de Informática.

4 comentários:

  1. respostas interessantes, analisei todas e vi que tem tudo a ver com que estamos vivenciando nos dias atuas.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde gostei muito do seu questionário usei no meu TCC porém preciso da sua ajuda, da onde você tirou esse questionário ? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Gente, que questionário maravilhoso, estou pensando seriamente se o uso para fazer o meu seminário de sóciologia kkkk

    ResponderExcluir