quarta-feira, 24 de junho de 2009

Recursos de Multimídia.

Segundo Antunes (2002, p. 106) " fechar os olhos para os recursos de multimídia é fazer da escola palco de uma cena do passado". Os recursos como gravador de som, projetor de slides, microfone, fotocópias, filmes ou videos são ferramentas que ajudam o professor no processo de ensino. Conforme o autor "a internet transformou-se em um mecanismo extremamente atrativo para a educação e o surgimento do correio eletrônico demostrou a possibilidade do ensino e da aprendizagem a distância". Assmann (2004) nos fala que as caracteristicas dos recursos e os ambientes tecnologicos exigem que cada pessoa aprenda muita coisa por si próprio através da curiosidade e da exploração das novas tecnologias. Para Assmann (2004, p. 38) "aprender de forma independente e por conta própria tornou-se hoje um componente fundamental de experiência de aprendizagem". Podemos aprender com a curiosidade e para isso precisamos ir a fundo nas questões, precisamos ser capazes de ir além na busca do conhecimento.

Referências:
Antunes, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Editora Artmed, Porto Alegre 2002.
Assmann, Hugo. Curiosidade e prazer de Aprender. O papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2004

Um comentário:

  1. Com as novas tecnologias vemos nossos alunos mais autônomos, capazes de buscarem seus interesses e interagirem para o desenvolvimento do seu aprendizado. Segundo Veen & Vrakking(2009, p.88), " O Homo zappiens está crescendo cercado pela tecnologia". "O Homo zappiens, muito mais do que as gerações anteriores, tem controle de seu próprio destino.Não porque as gerações anteriores ão tenham sentido o mesmo movimento do pêndulo começar, mas porque o Homo zappiens recebeu as ferramentas ( a tecnologia) para fazê-lo.[...o Homo zappiens teve a sorte de dispor da tecnologia para ampiar sua mente]".
    *Homo Zappiens:educando na era digital/ Wim Veen, Ben Vrakking: traduçao Vinicius Figueira. - Porto Alegre : Artmed, 2009, 141 p.

    ResponderExcluir