A revista Nova Escola Gestão Escolar (Abril, Maio, 2009)nós mostram ações simples onde podemos inserir a equipe pedagógica e alunos numa verdadeira cultura virtual como trocando as canetas pelo computador na hora de elaboarar a ata de reunião de planejamento, organizando um espaço de formação tecnológica dos professores dentro do horário de trabalho, incentivá-los para que criem planilhas de acompanhamento dos alunos no computador, a gestão escolar pode criar situações onde estimulem os professores a autilizar a informática no dia-a-dia. Os sete passos que a revista Nova Escola sugere para a escola do futuro são:
1. COLOCAR AS MÁQUINAS EM USO.
Realizar um levantamento de todos os recursos tecnológicos que a escola dispõe. Possibilitar o acesso dessas ferramentas aos alunos e professores.
2. INSERIR NO PROJETO PEDAGÓGICO.
A equipe diretiva junto com os professores escolhem , nas reuniões de planejamento, as linguagens que serão usadas nos projetos.
3. FORMAR A EQUIPE.
Criar um espaço de formação tecnológica dentro da escola, onde um professor com mais habilidade possa ajudar os demais na criação de projetos didáticos usando novas mídias.
4. MUDAR A GESTÃO.
As escolas que não tem pessoal suficiente para coordenar o uso do laboratório pode fazer um projeto com alunos monitores. Podem ser definidas regras de uso de sites e comunidades virtuais.
5. USAR A TECNOLOGIA TODO DIA.
As correspondências de papel com os pais podem ser substituidas por e-mail (quando os pais tiverem e-mail), colocar os balancetes de gastos numa planilha digital, contruir arquivos para o acompanhamento das aprendizagens dos alunos, entre outras coisas.
6. SAIR DO LABORATÓRIO.
Seria interessante a criação de rede sem fio para computadores portáteis, assim os alunos não ficariam presos numa sala de laboratório.
7. INTEGRAR A COMUNIDADE.
É imporatnte criar redes de relacionamento e cooperação entorno. A escola muitas vezes é o único lugar onde as crianças tem acesso às tecnologias.
Referências:
Revista Nova Escola Gestão Escolar. Ano I - N° 1- Abril/Maio 2009.
Site: www.ne.org.br/gestao acesso em 29/05/09
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Segundo Margarete Axt (2000, p.56) "Não importa a professores e alunos apenas aprender a usar os novos meios tecnológicos na educação, importa muito mais pensar as tecnologias para a educação".
ResponderExcluirAs tecnologias para a educação sugere um exercício de reflexão sobre o coletivo.
Referências:
Margarete Axt. Tecnologia na Educação, Tecnologia para a educação: um texto em construção. V. 3 N° 1, Setembro de 2000.
Segundo Margarete Axt (2000,p.57)...[A escola precisa se tranformar para dar conta do conhecimento, não da informação.]...
ResponderExcluirA Comunidade escolar precisa pensar uma ¨nova escola¨; reinventar a escola, apartir de decisões coletivas, onde estas mudanças trazidas pelas novas tecnologias digitais que estão tomando conta do cotidiano de nossos alunos, venham pra acrescentar na construção do conhecimento de cada aluno, bem como de toda comunidade escolar.
"As informações são, sem dúvida, muito importantes. Mas só o conhecimento que resulta da sua compreensão e interpretação permitirá a visão e a sabedoria necessária para mudar a qualidade do ensino e da educação". (ALARCÃO, 2008, P. 59), quando conseguimos transformar as informações em conhecimento é que realmente aprendemos.
ResponderExcluirALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6° Ed. São Paulo, Cortez, 2008.